sábado, 16 de abril de 2016

MEUS VERDES ANOS





















  • Relicário da Nostalgia
  • Autor: Manuel Mar.
  •  
  • Meus Verdes Anos!
  •  
  • Nasci numa aldeia quase perdida,
  • Lá nos arrabaldes da Serra d’Aire,
  • Onde a pobreza estava protegida,
  • Pela riqueza pela terra produzida,
  • Sempre sujeita à praga e a desaire.
  •  
  • Meu pai era lá pequeno agricultor,
  • Trabalhava de sol a sol e ao serão,
  • Criava gado de que era seu pastor,
  • Tinha caldeira onde era destilador,
  • E do campo obtinha todo o seu pão.
  •  
  • Quando rebentou a Segunda Guerra,
  • Tinha eu apenas uns meses de idade,
  • Ficou pior a vida lá na minha terra,
  • Uma história que muita dor encerra,
  • Porque a miséria era uma realidade.
  •  
  • Apareceu um grande racionamento,
  • O Estado explorava todo o agricultor,
  • Foram esses anos só de padecimento,
  • O agricultor tinha magro rendimento,
  • A Pide que o prendia era o seu pavor.
  •  
  • Quando acabou essa guerra maldita,
  • A vida por lá a olhos vistos melhorou,
  • O povo que viveu com a alma aflita,
  • Acreditou que foi a bênção bendita,
  • Da Senhora de Fátima que o salvou.
  •  
  •  Torres Novas, 16/04/2016

Sem comentários: