terça-feira, 12 de julho de 2016

O TABELIÃO








































                  OS CONTOS DE MANFER
                 
                  O TABELIÃO
                 
Na minha aldeia, o meu avô paterno, Manuel Ferreira, era um autêntico tabelião popular.
Muitos dos habitantes recorriam aos seus préstimos, quer fosse para escrever uma carta, um contrato de compra ou venda, ou para fazer a partilha de uma herança.
Este meu avô pertencia a uma família abastada mas o seu pai, meu bisavô, viciou-se no jogo da manilha e perdeu o que tinha e não tinha.
Isso levou o meu avô, mais tarde, a proibir aos filhos qualquer espécie de jogo.
Tudo isto, bem como o relato seguinte, me foi contado por meu pai, António Ferreira, nas grandes noites da minha infância, em que ele obrava verga e me falava de muita coisa da sua juventude.
Contou-me, também, que o meu avô era um homem que tinha várias actividades, que foi muitos anos mestre de lagar de azeite, pequeno agricultor que vendia semanalmente os seus produtos agrícolas e pecuàrios nos mercados da região de Torres Novas, Ourém e Tomar. Que ele possuía muitos burros para o seu trabalho e para alugar às pessoas para se deslocarem aos referidos mercados.
 Meu avô era o dono, também, de uma propriedade chamada Ribeira, ou casal, que tinha uma casa de habitação e um palheiro para guardar os burros, o que, afinal, é a principal razão de te contar esta história, pelo facto de o meu avô ser, também, um homem que amestrava alguns dos seus burros, para fazer o transporte da sua casa na aldeia para a dita propriedade, e vice-versa, sem que fosse preciso mandar alguém a conduzi-los.
Seguindo esse exemplo, há muitos anos, tentei amestrar um burro do meu pai, mas o sujeito era tão teimoso, que só avançava quando eu, indo por trás, lhe puxava o rabo.
Isto, pode crer, é uma história verdadeira.

Manfer
®
Torres Novas, 1/06/2015
Foto: Manuel Ferreira (Avô)

Sem comentários: