sábado, 16 de julho de 2016

UM AMOR FATAL

























Foto antiga da rua da capela dos Soudos - Torres Novas


Os Contos de Manfer

UM AMOR FATAL

Com a implantação de República Portuguesa, em 1910, houve profundas e também cruéis mudanças políticas que, muito afectaram o viver do nosso povo.
A expulsão dos jesuítas teve consequências muito nocivas, basta lembrar que todo o ensino em Portugal estava na mão dos deles e, ao confiscaram todos os seus bens nada o país lucrou e conduziu as finanças públicas à penúria pois toda a economia se arruinou.
Muitas casas comerciais e financeiras faliram e, o próprio estado ficou sem nada no tesouro.
Os jesuítas possuíam grandes riquezas que ao serem-lhes onfiscadas levaram ao despedimento de uma multidão de toda a classe de obreiros que, de um dia para o outro perderam o seu modo de vida.
Por esse motivo, um tio da minha mãe, irmão da minha avó, que era o despenseiro dos jesuítas no seminário de Santarém, e tinha uma boa vida, teve que regressar à aldeia e teve grandes problemas na sua vida.
Se por um lado, há muitos que tinha deixado o cultivo das suas terras e, teve muita dificuldade em recomeçar uma vida de agricultor, por outro lado surgiram-lhe, também, problemas com a sua namorada de há vários anos porque ela acabou o namoro por não querer deixar a cidade e ir viver no campo.
O pobre do homem fez tudo para a reconquistar mas apesar dos seus esforçou ela foi irredutível e ele com essa mágoa começou a definhar e adoeceu.

A sua doença foi depois diagnosticada como sendo uma terrível tuberculose, e ele seguiu para um sanatório na Serra da Estrela, e passado pouco tempo depois faleceu.

Os seus bens que tinham sido herdados do pai que tinha falecido muito novo, voltaram para a minha bisavó a Dona Vitoriana e, mais tarde foram herdados pela minha avó e as suas sete irmãs.
A minha avó passados uns anos faleceu em 1961 e os bens foram distribuídos pelos seus quatro filhos.
Mais tarde em 1963 eu fui viver na antiga casa da minha avó e, ainda hoje detenho alguns objectos que pertenceram ao meu tio-avô, que tinha sido vitimado pela maldita tuberculose, em conse-quência de uma grande paixão, que para ele foi  um amor fatal.

Manfer
®
Torres Novas, 31/05/2015

Foto: Net

Sem comentários: