quarta-feira, 13 de julho de 2016

A FADA DO VINHO



























Os Contos de Manfer

A FADA DO VINHO

A minha avó, Dona Francisca Rosa, era já bem velhinha e viúva, e viva na aldeia com a sua filha Matilde, que era minha madrinha e eu vivi com elas até à idade de ir à escola.
Os meus pais viviam numa casa ao lado mas devido aos trabalhos do campo, que eram naquele tempo de sol a sol, era quase sempre a minha avó que tomava conta de mim.
Nesse tempo não havia nada em comparação com os dias de hoje, e então ao serão era sempre e minha avó que me contava muitos contos, lendas e histórias que ela já tinha ouvido quando era pequena e que ainda se lembrava tão bem que, por vezes me parecia que estava a ver o que ela dizia.
Uma dessas lendas de que ainda me lembro era a de uma fada daquelas que fazem os feitiços, e que se zangou com o homem dela por causa do vinho. Antigamente os homens de trabalho do campo bebiam muito vinho e água-ardente e nunca lhes fazia mal e até lhe dava mais força para trabalhar de sol a sol porque, nesse tempo, a noite era quase toda para dormir e não havia as bebedeiras que há hoje.
Então o que é que a fada fez? Fez um feitiço pelo qual o homem que aguenta pouco vinho é como um galo e logo fica num estado de espírito que se põe a cantar de galo.
Se um homem aguenta o vinho fica com a força de um leão e só está bem a trabalhar.
O homem que aguenta bem o vinho mas que em vez de o beber até o come, fica bêbado e é pior que um burro que não toma ensino, dá coices e trata mal quem se aproxime dele.
A moral desta lenda está bem de ver. O vinho é uma bebida especial que revigora o homem e a mulher, mas que deve ser bebido com moderação para terem a força de leão e se evitar que façam figura de galo ou de burro.

Manfer
®
Torres Novas, 31/05/2015
Foto: Net

Sem comentários: